Cliente:
Via Engenharia S.A
Local:
Recife - PE
Descritivo:
Projetos executivos para as seguintes obras civis de complementação do Trem Metropolitano de Recife, de propriedade da CBTU:
-Projeto de Fundações e Estruturas do Elevado Ferroviário sobre a Avenida Sul, Rua Imperial e Braço Morto do Rio Capibaribe:
- Elevado Ferroviário em 2 (duas) vias, extensão de 657,80 metros, parte em tangente e parte em curva tanto na horizontal quanto na vertical, fundação em estacas pré-moldadas com trecho em terra e trecho sob lâmina d`água (Braço morto do Capibaribe), meso estrutura em concreto armado e protendido (travessias, pórticos no techo de transposição da Avenida Sul), superestrutura em vigas pré moldadas protendidas com vãos de 19, 26 e 36 metros que suportam pré-lajes pré moldadas e laje moldada no local. O vão sobre a Rua Imperial foi projetado com laje nervurada e longarinas invertidas protendidas para atendimento do gabarito rodoviário local.
-Projeto de Fundações e Estruturas do Elevado Ferroviário sobre a Travessa do Raposo:
- Projeto de fundação para a nova Via, verificação da fundação existente para o TB 220 e projeto da superestrutura para as duas vias em estrutura metálica, sem laje, com os trilhos apoiados diretamente na estrutura, vão de 15,60 metros.
-Projeto de Fundações e Estruturas da Ponte (Linha da Carga) sobre o Braço Morto do Rio Capibaribe:
- Ponte Ferroviária em 1 (uma) Via com 93,75 metros de comprimento (cinco vãos de 18,75 metros), em estrutura metálica, com trilhos apoiados diretamente na estrutura e fundação abaixo da lâmina d`água.
-Projeto de Fundações e Estruturas da Ponte e Passarela sobre o Rio Tejipió:
- Ponte Ferroviária em 1 (uma) Via com 87,80 metros de comprimento (quatro vãos de 18,60 metros e um vão de 13,40 metros), em estrutura metálica. Passarela para pedestres com vigamento metálico e laje em concreto armado (estrutura mista). Fundação em estacas sob a lâmina d`água.
-Estação e Terminal Joana Bezerra – Projetos arquitetônicos, de fundações, estruturas, instalações elétricas, hidro-sanitária, de combate a incêndio, SPDA e telefonia (tubulação seca):
- Projeto de ampliação da Estação e Terminal e a criação de um Terminal Rodoviário de Integração.
-Projeto de Muro de Contenção ao longa da Via:
Muros de Contenção em concreto armado para conter a plataforma das Linhas do Metrô, numa extensão de 511 metros com altura variando de 60 centímetros a 2,35 metros.